Cerca de 350 trabalhadores da empreiteira responsável pela construção da Fase C da Usina Termelétrica Presidente Médici retornaram ao trabalho na manhã de ontem, após dois dias de paralisação (quinta e sexta-feira). Segundo o vice-presidente da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa), Rogério Duarte Coutinho, uma reunião na última sexta-feira à tardinha decidiu pelo retorno ao trabalho. A principal reivindicação dos funcionários era o pagamento de insalubridade. Também estavam na pauta de reclamações a necessidade de um fumódromo e o retorno do horário de oito horas de trabalho, duas questões já atendidas.
Participaram da reunião quatro representantes dos funcionários, representantes do Sindicato da classe em Porto Alegre e diretores da Consórcio Sul Energia, empreiteira terceirizada prestadora de serviço ao Grupo Citic, responsável pela obra.
De acordo com Coutinho, ficou acertado que dentro de quinze dias o Sindicato e a empresa devem chegar a um acordo com relação ao pagamento da periculosidade ou insalubridade dos funcionários. “Se não houver acordo vamos acionar a Justiça”, adianta ele. Neste período, os funcionários seguem trabalhando normalmente. O cronograma da obra prevê a conclusão dentro de 24 meses.
(Jornal Minuano, 05/08/2008)