O Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) continua instalando as novas lixeiras, de aço galvanizado e pintura automotiva, pelas vias de maior circulação da cidade. Desde janeiro, quando iniciou esta operação, até o fim de julho, já foram instaladas cinco mil lixeiras em Porto Alegre. "Estamos finalizando o 13º lote e já fazendo a marcação do 14º", explica Marcelo Hoffmann, coordenador da operação. Cada lote é composto de 400 lixeiras e a previsão é de que o trabalho esteja concluído até o mês de novembro.
Brique- Quem foi ao Brique da Redenção no último fim de semana pôde observar que o DMLU trocou os velhos tonéis que sempre ajudavam na limpeza do local por 16 das novas lixeiras, como complementação das instalações que já haviam sido feitas no bairro. O 13º lote, em fase de conclusão, está aparelhando a Zona Norte. As instalações pela Av. Assis Brasil estão sendo feitas depois do triângulo, assim como as da Av. Sertório estão sendo colocadas após a rua Augusto Severo e as da Av. Protásio Alves após o cruzamento da Terceira Perimetral. As avenidas Brasiliano de Morais, Plínio Brasil Milano e Saturnino de Brito também fazem parte desse 13º lote, que está em fase final de instalação.
O 14º lote, que já está sendo marcado pelo técnicos do DMLU, contemplará a Av. Ipiranga, a partir do cruzamento com a Terceira Perimetral (av. Salvador França), e a av. Bento Gonçalves, na mesma altura. Diversas travessas naquela área, que também têm bom fluxo de pessoas, igualmente receberão as novas lixeiras.
(Prefeitura de Porto Alegre, 04/08/2008)