Dias 13 e 14 de agosto acontecerá o Circuito de Desenvolvimento de Capacidades em Comitês de Bacias Hidrográficas Brasileiros, no Centro de Eventos da Universidade de Passo Fundo (UPF).
A Secretaria Estadual do Meio Ambiente presta apoio ao programa, que é promovido pela Rede Brasileira de Capacitação em Recursos Hídricos (Cap-Net Brasil), Rede Brasil de Organismos de Bacia (Rebob), Fórum Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas, Ministério do Meio Ambiente (MMA) e Comitês de Gerenciamento das Bacias dos rios Passo Fundo e do Alto Jacuí.
O objetivo do Circuito é promover a formação e capacitação dos membros dos comitês de bacias hidrográficas brasileiros e outros organismos de bacias existentes, para qualificação de seus integrantes. Os conteúdos a serem abordados envolverão temas relevantes no contexto da gestão de águas em consonância com a Política Nacional de Recursos Hídricos e com a transversalidade dos assuntos relacionados às metas do Milênio, especialmente quanto à questão do saneamento ambiental.
Além do apoio ao evento, a Sema está presente na programação. No dia 13, haverá participação da secretária executiva do Pró-Guaíba, Ana Elisabeth Carara, enfocando o programa como um plano de gestão para a Região Hidrográfica do Guaíba e sua inter-relação com os planos de bacias. No dia 14, a Fepam, por meio da engenheira civil e sanitarista Maria Salete Cobalchini, abordará o enquadramento de corpos de água, pelas bases jurídicas e técnicas, e sua interface com o licenciamento ambiental.
As inscrições para o Circuito podem ser feitas nos endereços eletrônicos www.upf.br/coaju ou www.upf.br/cbhpf.
(Sema, 04/08/2008)