A Associação Filhos do Mangue de Aracati está concluindo o projeto “Jovens Ambientais” que ao longo de seis meses realizou um amplo trabalho de educação ambiental com 30 adolescentes estudantes de escolas públicas do município.
Desde fevereiro deste ano, os participantes do curso tiveram aulas de legislação ambiental, realizaram o levantamento da fauna e flora nos manguezais da região e estudo sobre os impactos sociais e ambientais do lixo em 17 comunidades que margeiam o Rio Jaguaribe, localizadas entre Aracati e Fortim.
Antes do enceramento do curso, previsto para a segunda semana de agosto, os adolescentes farão ainda um passeio de barco até a barra do Rio Jaguaribe, no ponto onde ele se encontra com o mar. Acontecerá também um encontro de avaliação, quando o grupo poderá levantar críticas e sugestões de continuidade do processo de formação.
José Edvan Moreira, vice-presidente da Associação, ressalta que os estudantes já estão sendo convidados a darem palestras em suas escolas a respeito do que vivenciaram. Dessa forma, um dos objetivos do projeto já está se concretizando, já que eles/as estão se tornando multiplicadores do que aprenderam.
Participaram da formação, adolescentes com idades entre 13 e 16 anos, de seis escolas públicas de Aracati. No decorrer do período eles também foram beneficiados por outro projeto da entidade. A partir disso, estão habilitados a participarem de passeios pelas trilhas mapeadas na área, aproximando outros adolescentes e jovens de um ambiente que apesar de bem próximo deles é pouco conhecido.
A Associação Filhos do Mangue de Aracati é uma instituição ambiental e destaca entre os seus objetivos a divulgação dos bens naturais e sua importância para a manutenção da vida; a promoção de eventos culturais a fim de divulgar informações sobre o impacto das ações do homem no lugar onde vive e seus desdobramentos sobre o equilíbrio dos ecossistemas.
(
Celulose Online, 04/08/2008)