Atualmente, apenas 4% do volume de cargas que chega ao porto do Rio Grande passam pela hidrovia gaúcha. Conforme o diretor da Superintendência de Portos e Hidrovias (SPH), Roberto Laurino, a expectativa é de quadruplicar esse percentual até 2015.
"Precisamos mudar a matriz de transporte no Estado", defende. Ele aponta que a utilização da lagoa dos Patos para o deslocamento de celulose da Aracruz também será um dos fatores que intensificarão a movimentação na hidrovia.
Laurino argumenta que o uso das hidrovias tem um menor impacto ambiental e reduz a quantidade de caminhões nas estradas, entre outras vantagens. São necessários 160 caminhões para transportar a mesma carga movimentada por um navio com capacidade para 4 mil toneladas.
Além disso, o Estado possui uma estrutura portuária que se constitui em um elo fundamental para a movimentação de cargas, tanto para importação quanto para exportação. O porto de Porto Alegre, por exemplo, é o maior complexo fluvial do País. Localizado na margem esquerda do lago Guaíba, tem calado de 17 pés e permite a entrada de navios com até 220 metros de comprimento e 15 mil toneladas de carga. O porto possui 8 mil metros de cais acostável dividido em três cais - Mauá, Navegantes e Marcílio Dias.
Entre as principais cargas movimentadas em Porto Alegre estão fertilizantes, trigo, sal, bobinas de papel e sorgo no desembarque. Essas cargas são provenientes da Europa, Ásia, Rússia, Israel, Canadá, Noruega e Estados Unidos. No embarque, com destino a Rio Grande e exportação, são movimentados celulose e papel, congelados, derivados de petróleo, grãos de origem vegetal, produtos siderúrgicos, contêineres, carga geral, entre outros.
Uma das ferramentas que será empregada para divulgar as hidrovias e os portos gaúchos é o Fórum de Desenvolvimento Navegar 2008. O evento será realizado em Porto Alegre de amanhã a quinta-feira, na sede da SPH, e discutirá os gargalos do modal hidroviário assim como apontar soluções.
O fórum reunirá autoridades nacionais do assunto e abordará as questões sobre o tema Multimodalismo: O Grande Desafio. Dados sobre o evento constam no site, onde os interessados poderão obter as informações sobre o fórum, bem como participar da enquete para a escolha dos melhores do ano no setor. A exemplo do ano passado, as empresas que se destacaram ao longo 2007/2008, serão agraciadas com o Troféu Mérito Conexão Marítima.
(Jornal do Comércio, 04/08/2008)