O deputado Nelson Härter (PMDB) integrou o debate promovido pela Associação dos Municípios da Zona Sul (Azonasul), ocorrido na tarde de quinta-feira (31/07), em Cerrito, sob coordenação do presidente da entidade, Francisco Luçardo. O tema foi direcionado para as prioridades de infra-estrutura, malha rodoviária regional e protocolo de intenções, firmado entre o Governo do Estado e a Votorantim Celulose e Papel (VCP), que objetiva estabelecer procedimentos para nortear a instalação da fábrica em uma das localidades da região a ser definida.
Além de Härter, prestigiaram o evento autoridades e representações como o secretário estadual adjunto do Meio Ambiente, Francisco Simões Pires; o deputado Luiz Augusto Lara (PTB); o diretor Florestal da VCP, José Maria Mendes Filho ; os diretores técnicos da Secretaria de Infra-Estrutura e Logística do RS, Gustavo Boelke e Rogério Lideral; o presidente do Sindicato Rural de Pedro Osório e Cerrito, Rodrigo Souza Costa; entre dezenas de prefeitos e vereadores, além da comunidade interessada no tema, a exemplo dos participantes do Projeto Jovem Aprendiz da VCP.
Em seu pronunciamento, Härter abordou as perspectivas da silvicultura e seu impacto na economia rio-grandense, mencionando as fundamentais ações que desempenha como presidente da Comissão de Economia e Desenvolvimento da Assembléia Legislativa, em favor da expansão regional. Também comentou o minucioso trabalho que executou como relator da Comissão de Florestamento e Reflorestamento do RS, com o registro de importantes audiências públicas, visitas técnicas, interiorizações, além de efetivar roteiros em plantações embasadas na silvicultura, especialmente, em parceria com outras atividades agrícolas e pastoris. Também citou a proposta que sugeriu e concretizou, relacionada ao compartilhamento do ICMS advindo da arrecadação da VCP, envolvendo 28 localidades da região, em elaboração conjunta com a Azonasul.
O atual estágio das concessões de licenciamentos para vários empreendimentos na Metade Sul também foi alvo de discussões, com ênfase para as essenciais pesquisas realizadas pelas instituições envolvidas no processo, bem como a mobilização desencadeada que teve Härter como o mais dedicado parlamentar em defesa do pleito, por acreditar na conseqüente geração de expressivo número de empregos e no grande impulso para o aumento da arrecadação tributária.
Härter registrou sua determinação de quantificar e identificar as necessidades dos novos empreendimentos, relacionadas à mão-de-obra, a fim de que os trabalhadores das próprias localidades que abrigarão as empresas possam ser aproveitados sem que exista migração de profissionais de outros estados. Para tanto, já desenvolve vários encaminhamentos no sentido de viabilizar o oferecimento de cursos de qualificação, mediante iniciativas governamentais, compatíveis com a vocação e especificidade de cada município.
O protocolo de pedido que formulou, firmado por mais de 30 deputados, para criação de uma Comissão de Representação Externa com o propósito de investigar os repasses de verbas do governo federal para Organizações Não Governamentais (ONGs), especialmente, ligadas ao setor agrário também foi objeto de abordagem por parte do peemedebista .
(Por Mara Braga, Agência de Notícias AL-RS, 01/08/2008)