A Fundação Bunge anunciou os nomes dos contemplados com o Prêmio Fundação Bunge 2008. Na área de Agrometeorologia, o professor Nilson Villa Nova, do Departamento de Ciências Exatas da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da USP, foi o premiado na categoria Vida e Obra. A escolha coube ao júri formado por reitores e representantes de entidades e institutos científicos e culturais de todo o país, em solenidade realizada na manhã de sexta feira (01/08).
Nilson Augusto Villa Nova, nascido em São Paulo, em 1933, é formado em Engenharia Agronômica, pós-graduado em Meteorologia Agrícola e doutor em Agronomia pela USP. Trabalhou no setor de construção, projetando e montando destilarias de álcool e usinas de açúcar, atividade que permitiu embasamento extraordinário em tecnologia no setor sucroalcooleiro, em física de materiais e em processos industriais. Esse embasamento foi fundamental para sua atuação como docente, na Cadeira de Física e Meteorologia, da Esalq. Obteve os títulos de Livre-Docente, em 1974 e Professor Adjunto, em 1978.
A tese de doutorado de Villa Nova iniciou os estudos de estimativa da evapotranspiração pelo método de Penman, na América Latina. Sua tese de Livre-Docência também foi pioneira, agora no balanço de energia de cultivos agrícolas pelo método da Razão de Bowen. Aposentou-se em 1989, porém continuou como Pesquisador e Docente Voluntário, e como bolsista de Produtividade de Pesquisa pelo CNPq. Atualmente é professor colaborador da Esalq, consultor da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Sua obra acadêmica é centralizada na área de Agrometeorologia, com ênfase em irrigação, cana de açúcar, evapotranspiração, clima e radiação solar.
(Agência USP, com informações da Assessoria de Comunicação da Esalq, 01/08/2008)