Com a meta de reduzir o uso das sacolas plásticas em 30% num período de 12 meses, a Associação Gaúcha dos Supermercados (Agas) e o Plastivida Instituto Sócio-Ambiental dos Plásticos firmarão no dia 19, na abertura da Expoagas 2008, na Fiergs, compromisso de parceria para implantar o Programa de Qualidade e Consumo Responsável de Sacolas Plásticas do Rio Grande do Sul. Os supermercados gastam R$ 190 milhões por ano no Rio Grande do Sul na aquisição de 1,5 bilhão de sacolas, informa o presidente da Agas, Antonio Cesa Longo.
O programa qualificará executivos, funcionários de supermercados e também atuará na conscientização dos consumidores para o uso adequado. Hoje, diz Longo, 65% das sacolas saem dos supermercados com a ocupação de apenas 50% da capacidade. Outros 15% dos consumidores usam as sacolas em duplicidade. Segundo o presidente da Agas, as sacolas têm, comprovadamente, 37 finalidades de uso, principalmente para guardar objetos.
Em síntese, o objetivo do trabalho é diminuir a utilização das sacolas por meio de iniciativas que incluem o apoio aos municípios na implantação de usinas de reciclagem, coleta e destino seletivo das sacolas. O piloto do Programa de Qualidade e Consumo Responsável das Sacolas Plásticas foi implantado em junho passado em São Paulo com sucesso. Houve redução de 12% no uso das sacolas, envolvendo 16 lojas da Grande São Paulo em variadas localizações. O piloto reuniu 1.328 pessoas, entre os quais promotores e operadores de caixa que participaram do treinamento para orientação dos consumidores, com material explicativo nos supermercados.
Pesquisa da SP Trade em 12 supermercados paulistas, antes do programa, revelou que após a adoção do piloto o uso das sacolas em duplicidade diminuiu 6,3%. Já o índice da capacidade plena das sacolas, antes 26%, passou a 60,8%.
(
Correio do Povo, 03/08/2008)