Se já não bastassem os problemas respiratórios deflagrados pela poeira, substâncias químicas também são responsáveis pela poluição doméstica.Produtos químicos e de limpeza em geral liberam COVs (Compostos Orgânicos Voláteis), que, inalados, irritam mucosas de alérgicos e asmáticos.
Cerca de 10% da população é asmática, e 30% são alérgicos, diz Fábio Castro, diretor da Asbai (Associação Brasileira de Alergia e Imunopatologia).
De acordo com Gustavo Graudenz, alergologista, ainda não existem produtos de limpeza comprovadamente amigáveis aos alérgicos no Brasil.
As fórmicas produzem formaldeído; o mesmo acontece com verniz, tintas e outros materiais de acabamento -daí a importância de ter uma boa ventilação na casa.
Abrir as janelas diariamente deve ser uma prática para a troca de ares, mesmo em regiões com grande tráfego de veículos.
Poluição de carrosO recomendável é que, em época de inversão térmica, as janelas sejam abertas nos períodos de menor tráfego: de manhã bem cedo e à noite.
Graudenz alerta para os riscos da poluição proveniente de queima de combustível. "O material particulado está diretamente relacionado a problemas respiratórios e cardiovasculares", aponta.
Em casas com ar-condicionado, a manutenção dos filtros deve ser feita periodicamente. Aparelhos "split" (com o motor do lado de fora da casa) exigem a limpeza das serpentinas.
(CC)
(
Folha de São Paulo, 03/08/2008)