O coletivo Makunaima Grita, formado por integrantes da sociedade civil, divulga manifesto no qual pede o apoio de todos os brasileiros à mobilização pela manutenção da demarcação da Terra Indígena Raposa-Serra do Sol, em Roraima. Assine a petição on line que será entregue aos ministros do STF encarregados de julgar o caso.
A demarcação da Terra Indígena Raposa-Serra do Sol, assinada em abril de 2005 pelo Presidente Lula, está ameaçada. A desintrusão das terras ocupadas ilegalmente por arrrozeiros, que deveria se iniciar no final de março, em ação da Polícia Federal, terminou suspensa em abril pelo Supremo Tribunal Federal (STF). A resistência que a ação da PF desencadeou entre os arrozeiros provocou conflitos com a destruição de pontes, o lançamento de bombas caseiras e até em enfrentamento armado, envolvendo índios e produtores. Neste mês de agosto, os ministros do STF deverão julgar o caso.
Por essa razão, o grupo Makunaima Grita pede o apoio de todos os brasileiros em defesa do Estado Democrático de Direito e da Constituição de 1988: “Não deixe que os direitos constitucionais no Brasil sejam desrespeitados. Assine a petição de apoio aos Ingarikó, Patamona, Makuxi, Taurepang e Wapixana, legítimos habitantes da TI Raposa Serra do Sol”, diz o manifesto. A petição será entregue aos ministros do STF. Para assiná-la clique aqui.
Quem é MakunaimaO nome do grupo é uma homenagem a Makunaíma, o herói criador e figura central nas cosmologias e mitologias desses povos. Suas peripécias deram origem, entre outras coisas, à paisagem, às formações rochosas da região e ao majestoso monte Roraima - o berço da humanidade.
Quem apóia a campanhaDiversas organizações apóiam o movimento, tais como:Aliança pela Infância - Brasil
Associação Escola da Cidade – Arquitetura e Urbanismo
Associação Saúde Sem Limites (SSL)
Centro de Trabalho Indigenista (CTI)
Comissão Pró Índio de São Paulo (CPI–SP)
Comissão Pró-Yanomami (CCPY)
Espaço Cultural Resistência e Ousadia
Greenpeace
Instituto Iepé – Instituto de Pesquisa e Formação em Educação indígena
Instituto Pólis
Instituto Socioambiental (ISA)
Núcleo de Etnologia, Meio Ambiente e Populações Tradicionais (NEMA) - PUC SP
Núcleo de História Indígena e do Indigenismo (NHII-USP)
Núcleo de Transformações Indígenas (NuTI-UFRJ)
Prêmio Culturas Indígenas
(Notícias socioambientais, 01/08/2008)