O governo do estado do Maranhão decidiu esta semana criar um grupo de trabalho para formalizar, em meados do próximo mês de agosto, um protocolo de intenção com a empresa Suzano Papel e Celulose. O protocolo pretende assegurar a instalação de uma unidade da Suzano, para produção na região sul do estado com início de operação previsto para 2013.
O protocolo seria assinado na terça-feira no Palácio dos Leões, mas o governador Jackson Lago achou por bem sugerir o adiamento, explicando às autoridades presentes que não poderia assinar um documento que não assegure a defesa dos interesses do Estado e de sua população.
“Temos a mais absoluta convicção de que estamos certos. Até porque há uma legislação estadual para esse setor. Não somente para essa empresa, como para todas as empresas. O Estado não pode adotar tratamento diferenciado para determinada empresa, mas igual para todas”, disse o governador Jackson Lago.
O secretário de Estado da Indústria e Comércio, Júlio Noronha, informou em seguida que ficou decidido que será criado um grupo de trabalho com representantes do governo e da Suzano. “Este grupo de trabalho atuará no sentido de que todas as dúvidas possam ser dirimidas”, afirmou Noronha, acrescentando que há necessidade de uma discussão do ponto que diz respeito à legislação tributária estadual e que o grupo Suzano entende merecer tratamento diferenciado.
Noronha informou que uma mudança na legislação tributária demandará tempo e uma análise mais profunda sobre os impactos gerados em todos os outros setores e segmentos econômicos. A proposta da Suzano é que haja uma legislação específica para o setor.
“Há necessidade de análise, mas também é necessário que a própria empresa avalie a legislação atual que já contempla o setor”, disse Noronha. A previsão do secretário de Estado da Indústria e Comércio é de que muito brevemente tudo estará esclarecido.
Júlio Noronha afirmou que o adiamento da assinatura do protocolo para outra data não implicará nenhum atraso no cronograma de instalação da linha de produção da empresa. “A nossa intenção é que o grupo de trabalho atue de forma eficiente, mas num ritmo célere, para que o mais rápido possível possamos estar em condições de formalizar o protocolo de intenção com a Suzano”.
(Jornal Pequeno.
Adaptado por Celulose Online, 01/08/2008)