Clube Caixeral faz parte da história do município de Rio Grande. A preservação da entidade motivou ação civil do Ministério Público
Atendendo pedido do Ministério Público, a Justiça deferiu liminar nomeando um administrador provisório para o Clube Caixeral de Rio Grande. Na ação, ajuizada pelo promotor de Justiça José Alexandre Zachia Alan, o Ministério Público manifestou preocupação pelo fato da sede do Clube figurar no inventário de bens de importância histórica do município de Rio Grande. A inércia do quadro de sócios na tomada de medidas necessárias para preservar o Clube foi determinante para que o Ministério Público ajuizasse a ação.
Em seu despacho, o magistrado Bento Barros Júnior destacou que o Ministério Público, em seu pedido, "comprovou o fundado receio de dano irreparável ou de difícil reparação", em relação ao estado atual da edificação. A decisão determinou que o Conselho de Patrimônio Histórico do Município sugira um administrador provisório para o Caixeral. Uma conta-corrente deverá ser aberta com o intuito de gerir atos de administração e o recebimento de alugueres, que deverão ser revertidos na restauração e recuperação do imóvel.
O prédio do Clube Caixeral de Rio Grande está localizado na rua Marechal Floriano Peixoto, nº 470. José Alexandre Zachia Alan agrega que o município de Rio Grande possui uma quantidade muito grande de prédios históricos. “O Ministério Público tem um compromisso bastante antigo com a defesa do patrimônio histórico em Rio Grande”, finaliza.
(Por Celio Romais, Agência de Notícias MP-RS, 31/07/2008)