Cem toneladas de lixo como garrafas, roupas, pneus e até móveis foram retiradas, durante a tarde de ontem, da lagoa de contenção de cheias do Rio dos Sinos, junto à Casa de Bombas da Prefeitura de Novo Hamburgo, no bairro Santo Afonso. Recolhido por funcionários da Secretaria de Obras Públicas e também por integrantes do Programa Mão na Massa, o lixo obstruía a passagem da água da chuva levada pelos arroios do município até a desembocadura com o rio.
A remoção foi preventiva, uma vez que o entupimento do sistema poderia afetar o funcionamento das bombas e equipamentos instalados no local, acarretando o represamento da água nos bairros. É a terceira vez só neste ano que esse tipo de limpeza é realizado, e em todas elas a quantidade de lixo foi expressiva. O material recolhido ficou depositado perto do local e deverá ir para o lixão nos próximos dias.
O Mão na Massa dedica um dia da semana para mutirões de limpeza nos bairros do município. O programa assiste trabalhadores desempregados, que recebem cursos de qualificação profissional, palestras e aulas de economia doméstica, além de uma bolsa no valor de R$ 100,00.
(Correio do Povo, 01/08/2008)