Decreto torna as multas mais pesadas para crimes contra a natureza
2º Grupo de Policiamento Ambiental apreendeu na manhã de ontem, por volta das 11h, numa residência do bairro Stand, 13 aves silvestres criadas em cativeiro ilegal. Estavam engaiolados cinco cardeais, cinco canários-da-terra, um bico-duro, um trinca-ferro e uma catorita.
A apreensão foi resultado de uma operação realizada pelo GPA com a finalidade de inibir o crime de tráfico e de criação ilegal de animais silvestres. De acordo com o comandante do grupo, sargento Alan, existe uma intensificação das ações policiais. “Foi editado pelo Ministério do Meio Ambiente um novo decreto que torna mais rígidas as multas para os crimes contra o meio ambiente”.
Quem for flagrado cometendo qualquer crime ambiental poderá pagar multa que varia de R$ 500 por animal apreendido a R$ 5 mil, se estes estiverem na lista de animais ameaçados de extinção. No caso do flagrante da manhã de ontem, o acusado responderá a inquérito, podendo, além de pagar a multa, pegar de seis meses a um ano de detenção.
Dois cardeais, que apresentavam boas condições físicas, foram soltos ainda ontem. O restante dos pássaros foi entregue ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) para serem enviados a um criatório na cidade de Santa Maria.
(Jornal Minuano, 31/07/2008)