A confirmação da verba de R$ 23 milhões oriundos do Fundo Emergencial de Combate à Calamidade, do governo federal, no final do mês de junho, deu nova esperança na questão da construção da nova barragem. O empreendimento deve resolver os constantes problemas de abastecimento de água no município de Bagé. A barragem, batizada de Arvorezinha, terá mais de 300 hectares de área e 18 milhões de metros cúbicos de água, quatro vezes mais do que o cenário atual. A “Arvorezinha” será construída no mesmo local que hoje abriga a barragem emergencial.
Desde o anúncio, há mais de um mês, não foi registrada nenhuma outra novidade relacionada ao tema, segundo informações da assessoria de imprensa do Departamento de Água e Esgoto de Bagé (Daeb). Segundo o Daeb, o projeto aguarda a liberação ambiental da Fepam, que ainda não tem previsão concreta. O convênio de liberação da verba só poderá ser efetivamente assinado após a liberação ambiental. Técnicos do órgão já estiveram na cidade para visitar a área. Após estes passos, é necessária ainda a realização da licitação para o início efetivo das obras.
Com as constantes chuvas dos últimos dias, o racionamento de doze horas está temporariamente suspenso, mas ainda não foi eliminado, tendo previsão de voltar assim que necessário.
(Jornal Minuano, 31/07/2008)