A Defesa Civil de São Gabriel volta a avaliar a situação da cheia do rio Vacacaí nesta quinta-feira. Equipes estão sendo mantidas em estado de alerta, com caminhões e botes do Exército prontos para a retirada de famílias de residências alagadas. Corpo de Bombeiros, Brigada Militar e Polícia Civil também estão de plantão e fazem o monitoramento em três regiões críticas da cidade. A prefeitura colocou funcionários de sobreaviso. Além das equipes, moradores ajudam a monitorar o manancial com rondas noturnas de barco.
O nível do Vacacaí começou a aumentar na tarde de terça-feira. Segundo a Defesa Civil, de sábado até ontem, a Fundação de Pesquisas Agropecuárias (Fepagro) registrou 175 milímetros de chuva. Essa quantidade superou a média prevista para o mês, de 145 mm, e provocou elevação de cerca de 6 metros no volume normal do rio. Moradores de quatro das seis residências atingidas pelas águas ainda na terça foram levados para moradias de familiares. Outras duas famílias se negaram a deixar as casas alagadas.
Se houver necessidade, a Defesa Civil poderá alojar desabrigados no Ginásio de Esportes Plácido de Castro ou na quadra da Escola São Gabriel. Segundo informações do sargento Luiz Rodrigues, do Corpo de Bombeiros, o nivel do rio Vacacaí começou a baixar ontem.
(Correio do Povo, 31/07/2008)