A chuva que atingiu a Capital gaúcha nos últimos dias segue causando estragos. Ontem, um pedaço de uma árvore localizada no Parque Farroupilha, próximo à avenida João Pessoa, caiu e danificou uma luminária. Funcionários da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Smam) tiveram que serrar o galho para removê-lo do local.
A Smam anunciou que no dia 11 de agosto, às 14h, irá realizar licitação, por pregão eletrônico, para a contratação de serviços especiais de poda. A empresa que executará o serviço também ficará responsável pela retirada de erva-de-passarinho, podas de fitossanidade (limpeza de ramos secos, podres e lascados), além de podas de difícil acesso para os equipamentos da secretaria. O contrato, no valor de R$ 1,3 milhão e válido pelo período de um ano, tem por objetivo acelerar o atendimento de demandas da comunidade quanto à intervenção ou manejo nas árvores em vias públicas.
Durante 45 dias, técnicos das quatro Gerências Técnicas Zonais da Smam irão priorizar vistorias para pedidos de podas e remoções na região Sul de Porto Alegre. 'Aquela região foi escolhida pelo represamento de processos em função de sua dimensão territorial', explicou o titular da pasta, Miguel Wedy.
(Correio do Povo, 31/07/2008)