A Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Smam), através do Setor de Compras da Secretaria municipal da Fazenda, estará licitando, no próximo dia 11, às 14h, por pregão eletrônico do Banco do Brasil, empresa para contratação de serviços especiais de podas, contemplando retirada de erva-de-passarinho, podas de fitossanidade (limpeza de ramos secos, podres e lascados), bem como podas de difícil acesso para os equipamentos da Smam.
O contrato, no valor de R$ 1,3 milhão e válido pelo período de um ano, tem por objetivo acelerar o atendimento de demandas da comunidade quanto à intervenção ou manejo nas árvores em vias públicas.
Mutirão - Por um período de cerca de 45 dias, técnicos das quatro Gerências Técnicas Zonais da Smam priorizarão as vistorias para pedidos de podas e remoções na Região Sul da cidade. "A Região Sul foi escolhida pelo represamento de processos em função de sua dimensão territorial", explica o titular da pasta, Miguel Wedy.
As zonais coordenam ações em praças relativas a corte de grama, capina, poda e remoção de resíduos, além de realizarem o manejo da arborização em vias públicas. As zonais também são responsáveis por vistorias em áreas particulares no que tange à arborização urbana (corte, poda e avaliação do estado fitossanitário). As vistorias são feitas mediante encaminhamento junto ao Protocolo Central (Rua Sete de Setembro, 1123). O serviço a ser executado deverá ser pago pelo proprietário do imóvel.
(Prefeitura de Porto Alegre, 30/07/2008)