O agrotóxico Clomazone, aplicado nos arrozais em São Borja, na fronteira oeste do Rio Grande do Sul, está matando as plantações dos pequenos agricultores da região. Segundo o presidente da Associação São Borjense de Proteção ao Ambiente Natural (Aspan), Darci Bergmann, o Gamit, nome comercial do pesticida, é muito volátil e faz com que o agrotóxico alcance distâncias de até 15 quilômetros, prejudicando as lavouras vizinhas.
“Ele fica leve, se desloca no ambiente. Então, mesmo ele sendo aplicado por via terrestre, ele tem problemas de volatização. E se for aplicada via aérea, é muito pior, porque se trabalha com menos água”, diz. Darci, que também é engenheiro agrônomo, afirma que quando o agrotóxico agride uma planta nativa ou exótica, como os cinamomos da região, as suas folhas ganham uma coloração branqueada. Outro agrotóxico que está trazendo danos ambientais aos pequenos agricultores é o herbicida à base de 2,4 – D, também utilizado nas lavouras de arroz.
“Além da ação direta sobre a biodiversidade, sobre a redução e impacto na biodiversidade, eles já estão causando um problema social, de muitas pequenas propriedades na região já são quase inviáveis quando elas estão localizadas perto de uma propriedade grande, porque as pessoas têm prejuízo, na plantação de mandioca, de batata doce, são pomares afetados”, diz
A comunidade, preocupada com os impactos das substâncias, fez abaixo-assinado e encaminhou ao Ministério Público Estadual exigindo audiência pública com o Estado para debater o assunto. Na opinião de Darci, o Clomazone e o 2,4 – D deveriam ser proibidos. Ele também afirma que outro problema é a falta de fiscalização dos órgãos responsáveis. Os fiscais não vão até o campo, o que permite que os grandes proprietários omitam informações.
“O Ministério da Agricultura faz fiscalização só nas empresas, ele vai recolhe ro material, aqueles formulário, os relatórios de vôos preenchidos pelas empresas, ao bel prazer delas, mas -lá no campo não tem nenhuma fiscalização”, diz.
(Por Paula Cassandra, Agência Chasque, 31/07/2008)