A última medida para tentar despoluir a cidade de Pequim, que sediará os Jogos Olímpicos-2008, deve ser anunciada nos próximos dias. O sistema irá permitir que somente os carros com a placa que coincida com o número do dia possam transitar.
As informações são de Raul Juste Lores, correspondente da Folha em Pequim. Ele afirma que 90% da frota seria retirada das ruas com a implantação deste rodízio. "Exemplo: no dia 8 de agosto só placas com final 8 poderiam circular; no dia 9, só placas com final 9", explica o correspondente.
Segundo o jornalista, já existe um rodízio que divide em 50% a frota da veículos. "Em um dia só podem circular as placas pares e em outro dia as placas ímpares. E 60% dos carros estatais estão fora das ruas", comenta. Esta é uma das diversas ações que já foram realizadas na China nos últimos sete anos na tentativa de despoluir o ar de Pequim, uma das cidades mais poluídas do mundo.
Ele fala que, apesar destas medidas, a qualidade do ar continua ruim. "O Comitê Olímpico Internacional até havia alertado que algumas provas, como a maratona, podiam ser adiadas se a poluição em Pequim estivesse muito forte, então há um pânico da organização", conta o correspondente.
Lores diz que a "última cartada" levará milhões de pessoas a utilizarem o transporte público da cidade. "Os turistas vão enfrentar algo que nós moradores de Pequim já conhecemos, que é a falta de táxis. Como milhares de pequineses não podem usar seu carro pelo rodízio, todo mundo está andando de táxi", declara.
(Folha Online, 30/07/2008)