Um das propostas da Fatma é agilizar as licenças com o auxílio da Fundação do Meio Ambiente de Jaraguá do Sul (Fujama). O presidente da entidade estadual, Carlos Kreuz, disse que as pequenas empresas podem procurar o órgão municipal para fazer o encaminhamento das solicitações. "A Fujama tem autonomia de fazer a liberação das licenças para os pequenos empreendimentos de acordo com o nível de exigência solicitado. As questões referentes às grandes empresas, que exigem análises mais criteriosas, continuam sendo realizadas pela Fatma", explica Kreuz.
O presidente da Fujama, Ronis Roberto Bosse, disse que desde que o órgão foi criado, em 2005, foi delegada essa competência para Jaraguá do Sul fiscalizar e liberar as licenças ambientais na área municipal para as empresas de pequeno porte. "As empresas estão nos procurando. Atualmente, com os 20 funcionários conseguimos atender a demanda, mas a cidade está crescendo e com o tempo teremos que aumentar o nosso quadro", ressalta.
De acordo com a funcionária da Fujama, Débora Urllich, mensalmente são atendidos cerca de 70 pedidos de licenciamentos para terraplanagem, supressão de vegetação e cadastramento ambiental. O tempo de demora na liberação varia entre 20 e 30 dias, se a documentação estiver completa.
O presidente da Associação Pequenas Empresas do Vale do Itapocu (Apevi), Custódio Vieira da Costa, disse que a entidade orienta os associados a procurar a Fujama para agilizar a solicitação da documentação. "As pequenas empresas que entraram com o processo de licença prévia em Joinville podem transferir para a Fujama essa solicitação", orienta.
(
A Notícia, 30/07/2008)