Plantio de mudas de árvores nativas foi neste sábado, no interior do município de Panambi
O plantio de mais de 300 mudas de espécies nativas às margens do Rio Fiúza foi feito neste sábado (26/07) por uma equipe de voluntários composta por integrantes do Grupo de Escoteiros Gustav Kuhlmann, do Jeep Clube, do Leo Clube, do Rotaract e da ONG Arpa Fiúza. Eles estiveram em duas pequenas propriedades rurais, no interior do município de Panambi, e estavam acompanhados pelo promotor de Justiça Marcos Eduardo Rauber e pelo assistente de Promotoria Agnaldo da Silva.
A atividade integra o “Projeto Fiúza Verde”, que vem sendo desenvolvido conjuntamente pelas Promotorias de Justiça de Panambi e de Santa Bárbara do Sul, com apoio das respectivas Prefeituras Municipais e da empresa Rio Grande Energia. Ela disponibilizou gratuitamente as mudas nativas e o material necessário para o isolamento das áreas em recuperação, resultando em 100% de adesão dos proprietários rurais aos termos de ajustamento de conduta propostos pelo Ministério Público.
Objetivando minimizar os impactos financeiros do reflorestamento para os pequenos proprietários rurais de Panambi e, ao mesmo tempo, aproximar o Ministério Público da sociedade, promover educação ambiental e propiciar o envolvimento ativo da comunidade panambiense no projeto, foi oportunizada a participação de voluntários no plantio das mudas nativas, devendo a atividade realizada repetir-se em outras duas pequenas glebas rurais.
Os proprietários rurais abrangidos pelo projeto terão até 30 de setembro deste ano para concluírem o plantio das mudas, procederem o cercamento das áreas reflorestadas ou sujeitas à regeneração natural e colocarem placas identificativas do projeto. Os proprietários têm a obrigação de monitorarem o desenvolvimento das mudas pelo prazo mínimo de dois anos a contar do plantio. A previsão é de que cerca de 24 mil mudas sejam plantadas, totalizando quase 39 hectares de área reflorestada ao longo de um trecho de aproximadamente 35 quilômetros do Rio Fiúza, desde sua nascente em Santa Bárbara do Sul, até o início do perímetro urbano de Panambi.
(Por Marco Aurélio Nunes, Agência de Notícias MP-RS, 28/07/2008)