A Quip, responsável pela montagem da plataforma P-53, trabalha para concluir o empreendimento até 15 de agosto em Rio Grande. Conforme o diretor de suporte corporativo à gestão, Marcos Reis, a meta será alcançada. A data de 29 de agosto para o batismo da plataforma está mantida. O evento contará com a presença do presidente Lula, da chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, e da ex-ministra do Meio Ambiente Marina Silva, que será a madrinha da P-53.
Segundo Reis, a expectativa é que não chova muito para que os trabalhos não sejam prejudicados. 'Independentemente do clima, dia 15 a plataforma estará pronta.'
Atualmente, o empreendimento está em fase de testes, realizados por trabalhadores da Quip e subcontratados. A fiscalização é feita pela Petrobras. O embarque da equipe que vai tripular a P-53 no mar estava previsto para o dia 24 deste mês, mas ainda não aconteceu. A saída da plataforma do porto de Rio Grande continua prevista para a primeira semana de setembro.
A P-53 entra em operação em outubro e será instalada na Bacia de Campos em local com profundidade de 1.080 metros. Terá capacidade de produzir 180 mil barris diários de óleo e 6 milhões de metros cúbicos de gás, além de tratar e injetar 245 mil metros cúbicos de água por dia e gerar 92 megawatts de energia.
(Correio do Povo, 30/07/2008)