Apesar da chuva, a Secretaria Municipal da Saúde estará realizando, até esta sexta-feira, a terceira edição de 2008 do Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti (Liraa) – o mosquito transmissor da dengue –, em todos os bairros da cidade. No total, os agentes da Secretaria Municipal de Saúde devem visitar de 12 mil a 15 mil domicílios.
O levantamento será realizado das 8h às 12h e das 13h às 17h. Por meio de amostragem, serão identificadas as larvas e medido o Índice de Infestação Predial (IIP), que expressa, em percentual, o número de imóveis com a presença de larvas do mosquito em relação ao total de imóveis inspecionados. Os números serão avaliados e resultarão no diagnóstico que norteará as medidas e ações de combate ao mosquito. Essas medidas serão feitas nos locais de maior infestação. O controle poderá ser mecânico ou químico.
No último Liraa, em maio passado, Porto Alegre teve redução no IIP médio de 1,8% para 0,7%, condição considerada de baixo risco pelo Ministério da Saúde. Também no IIP máximo houve redução – de 6,8% em janeiro, para 2,8%. Foram visitados 18.529 imóveis em 81 bairros da Capital. Todos os agentes da dengue estão identificados com coletes e crachás (com seu nome e foto) ou bonés da Vigilância em Saúde. Em caso de dúvida, é possível ligar para o 156 e checar o nome dos agentes que se apresentam em trabalho.
(Correio do Povo, 30/07/2008)