No dia 11 de agosto, a Mesa Diretora e os líderes das bancadas representadas na Câmara Municipal de Porto Alegre reúnem-se novamente para tentar definir pontos da proposta de revisão do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano Ambiental (PDDUA) que poderão ser levados à votação antes das eleições de 5 de outubro. A decisão foi anunciado pelo presidente da Comissão Especial que discute a revisão do PDDUA, vereador Nereu D’Avila (PDT), e pelo relator da matéria, vereador Luiz Braz (PSDB), no final da manhã desta terça-feira (29/07), à saída do Salão Nobre da Presidência.
Na reunião, Braz distribuiu aos integrantes da Mesa e aos líderes cópia do relatório comparativo entre o projeto enviado pelo Executivo e o substitutivo de sua autoria, com anexos. “Trata-se de uma matéria complexa que necessita de uma discussão aprofundada. As bancadas farão a análise deste documento e definirão quais os pontos de convergências que poderão ser levados à votação”, acrescentou D’Avila.
O presidente da Câmara, vereador Sebastião Melo (PMDB), afirmou que não haverá a votação integral das propostas que revisam o Plano Diretor antes das eleições municipais. “As bancadas definirão quais os temas de consenso a serem analisados. Eles serão anunciados no dia 11”, explicou. Ele lembrou que o Executivo deveria ter enviado a proposta de revisão do PDDUA ao Legislativo em 2003, mas isso ocorreu somente em 2007. “A Câmara não pode definir uma questão de tamanha importância para o futuro da cidade sem uma discussão séria e profunda”, acrescentou.
Luiz Braz citou como exemplo a reivindicação de técnicos da Aeronáutica que envolve a altura dos prédios próximos ao Aeroporto Salgado Filho. “Eles nos procuraram e revelaram que existiriam cerca de 180 prédios fora das especificações para a ampliação do aeroporto. E isso precisa ser analisado”, destacou o relator.
(Por Gilberto Jasper, Ascom CMPA, 30/07/2008)