Os ventos fortes contribuíram, nesta terça-feira, para livrar o céu de Pequim da poluição que ameaça os Jogos Olímpicos. Após alguns dias alarmantes, nos quais a chegada dos atletas coincidia com uma espessa nuvem de poluição na capital, a visibilidade em Pequim melhorou consideravelmente graças aos fortes ventos e, segundo as autoridades, ao êxito na batalha contra a poluição.
"Já foram adotadas importantes medidas e foram obtidos grandes resultados", declarou à imprensa Du Shaozhong, chefe adjunto do Gabinete do Meio Ambiente de Pequim, dez dias antes dos Jogos. Ele citou o rodízio de automóveis, a retirada de 300 mil veículos poluidores e o fechamento de várias fábricas situadas nas imediações de Pequim, com um resultado de 20% de melhora.
Apesar do vento, procedente sobretudo de uma tempestade tropical que chegou do sudeste, o presidente do Comitê Olímpico Australiano, John Coates, declarou que não havia notado mudanças em relação a sua última visita em março. "Não parece ter havido grandes melhorias. Esperamos que sejam postas em prática mais soluções e que haja avanços", disse Coates, que chegou na segunda-feira a Pequim com alguns membros da equipe olímpica australiana.
(France Presse, Folha Online, 30/07/2008)