Mais de duas mil mudas de nativas foram plantadas às margens do Rio Tramandaí, no município de Imbé, Litoral Norte do Rio Grande do Sul na semana passada. Estudantes, voluntários e funcionários da prefeitura plantaram mudinhas de diversas espécies, como aroeira, araçá, cocão, ingá, capororocão, palmito, entre outras.
Na segunda etapa, prevista para acontecer ainda neste ano, serão plantadas mais 400 mudas. Essa será a conclusão da primeira etapa de um projeto realizado pela prefeitura com a empresa HBA Agroindústria e Distribuição de Produtos Orgânicos e Aromáticos, através do projeto Parceira Verde. As mudas vieram do Viveiro de Mudas Chassot, da cidade vizinha Maquiné..
Mas quem pagou a conta foi uma empresa portuguesa como forma de compensar a poluição gerada por ela em terras lusitanas. O nome dela é mantido em sigilo. Funcionários ouvidos pela reportagem dizem que o segredo é determinado em contrato.
Os portugueses chegaram ao Estado por meio da HBA, uma das idealizadoras do Parceira Verde, que procurou o município e propôs o plantio. Conforme o biólogo da prefeitura, Pedro Terra Leite, em 2007 foram plantadas 2.200 mudas de espécies nativas ao longo do mesmo rio.
Ele lembra que o encontro com os portugueses foi muito promissor. "Nossa expectativa é de plantar 45.000 mudas no município, sendo parcela em áreas verdes, outras para arborização das vias urbanas", afirma.
(Por Carlos Matsubara, Ambiente JÁ, 30/07/2008)