Alunos poderão desenvolver atividades junto ao assessoramento técnico da Justiça
Um termo de cooperação técnico-científico-cultural firmado nesta terça-feira vai oportunizar que alunos do curso de graduação tecnológica em Gestão Ambiental da Unisinos desenvolvam atividades e projetos junto à Divisão de Assessoramento Técnico do Ministério Público. O convênio foi assinado pelo procurador-geral de Justiça, Mauro Renner, e pelo reitor da Universidade, Marcelo Fernandes de Aquino. O foco do trabalho é o aperfeiçoamento e a vivência acadêmico-prática das atividades profissionais do setor público na área ambiental.
Pela parceria, o Ministério Público oferecerá campo de pesquisa científica baseado nos expedientes que se encontram na DAT e nos pareceres e relatórios produzidos para o desenvolvimento das atividades acadêmicas. A Instituição também analisará o desenvolvimento dos trabalhos realizados, observando a especificação da esfera de atuação em que se dará o desenvolvimento das atividades.
Segundo o Procurador-Geral de Justiça, o termo de cooperação é uma oportunidade para que os estudantes conheçam o trabalho desenvolvido visando a defesa do meio ambiente. “Também possibilita que possamos receber uma mão-de-obra qualificada, de estudantes dedicados, através de uma atividade laborativa que também nos propicie um retorno interno”. Mauro Renner lembrou, ainda, que a parceria permite que o Ministério Público cumpra com dois dos objetivos traçados pelo Mapa Estratégico da Instituição: preservação do meio ambiente e fortalecimento das parcerias com os setores público, privado e terceiro setor.
Para o reitor da Unisinos, Marcelo Aquino, a assinatura do convênio sinaliza o interesse que a sociedade contemporânea tem pela conservação do planeta. Ele saudou a parceria, por entender que o Ministério Público “vem desenvolvendo uma ação de vigilância democrática para que o Brasil não dilapide seu patrimônio ambiental”. A expectativa do reitor é de que os alunos da Unisinos também possam contribuir com o Ministério Público através dos conhecimentos adquiridos no curso de Gestão Ambiental.
(Jornal NH, 29/07/2008)