O Núcleo de Fauna do Ibama/RS fechou um criadouro conservacionista localizado na estrada Retiro da Ponta Grossa, em Belém Novo, Porto Alegre. O criadouro, que existia desde 2000 apresentava uma série de irregularidades. As 32 aves existentes no local foram retiradas nos dias 22 e 25 de julho e destinadas para o Zoológico de Gramado (exceto os agapornis que por serem exóticos foram encaminhados para outro criadouro).
Segundo a analista ambiental Fernanda Rauber, em vistoria realizada em maio do ano passado, foi solicitada adequação por parte do proprietário, o que não foi atendido. Entre as inadequações apontadas pelos técnicos do Ibama/RS e que continuavam sem solução estavam: alimentação inadequada; péssimas condições de higiene; falta de responsável técnico e recintos inadequados.
Fernanda acrescenta ainda que além das péssimas condições em que viviam as aves, muitas eram portadoras de ectoparasitas (pulgas, piolhos) e, todas estavam com as asas cortadas porque o proprietário tinha por hábito levar os animais para dentro de casa "e levarão ainda bastante tempo para se recuperarem", informa. A analista da Fauna explica ainda que quando o trabalho dos criadouros é levado a sério têm acompanhamento técnico e incentiva os animais a recuperem características da sua espécie em vida livre como, por exemplo, a capacidade de voar das aves. Ela salienta que durante o funcionamento do criadouro foram feitas várias tentativas de adequação, com prazos que se renovaram várias vezes, sem sucesso, em razão disso optou-se pelo fechamento.
Os criadouros conservacionistas são locais que se dispõe a cumprir uma função do Estado, recebendo animais vítimas do tráfico e de apreensões, e onde a comercialização é proibida. Essa categoria foi extinta pela Instrução Normativa 169/2008, substituída pelos mantenedouros de fauna silvestre, que terão essa finalidade. No estado do RS existem hoje 48 criadouros conservacionistas licenciados pelo Ibama.
(Por Maria Helena Firmbach Annes, Texto recebido por e-mail, 29/07/2008)