Encerram-se dia 8 de agosto as inscrições para a 3ª seleção pública do Programa de Democratização Cultural, promovido pelo Instituto Votorantim. Serão selecionados projetos com foco no aproveitamento, experimentação e vivência de conteúdos culturais pelo público, principalmente pelos jovens entre 15 e 24 anos. A empresa investirá neste edital R$ 4 milhões em iniciativas de todas as áreas culturais. O limite do investimento é de R$ 600 mil por projeto.
O processo é gratuito e aberto a pessoas físicas e jurídicas até 8 de agosto deste ano. Serão qualificados para a etapa de seleção somente projetos que possuam, antes do término do período de inscrição, número de registro no Programa Nacional de Apoio à Cultura (Pronac), pelas Leis Rouanet ou do Audiovisual.
O projeto
Lançado em 2006, o Programa apóia, hoje, cerca de 50 projetos culturais, com atuação nos centros urbanos e rurais de todo o País, beneficiando mais de 200 municípios. Entre outros projetos, no Rio Grande do Sul, é realizada a restauração, recuperação e modernização do edifício histórico da Bibliotheca Pública Pelotense, com mais de 130 anos. Também contou com apoio da instituição, o projeto Caravana Cultural, que promoveu oficinas, palestras, exibições de curta-metragens e animações, shows e mostras dos trabalhos realizados por alunos das escolas contempladas em 20 cidades gaúchas.
Seleção
Podem participar da seleção artistas, grupos, produtores e instituições de todas as regiões do País, que realizem ações culturais para estimular o interesse e ampliar o acesso dos jovens às manifestações artísticas. Os conteúdos devem ser atrativos e apresentados em locais de fácil acesso, de forma gratuita ou a baixo custo. Todas as áreas culturais podem ser contempladas - artes visuais, artes cênicas, música, cinema e vídeo, literatura, e patrimônio.
Para incentivar a elaboração de projetos direcionados à democratização do acesso à cultura, em 2007 o Instituto Votorantim desenvolveu o Manual de Apoio à Elaboração de Projetos de Democratização Cultural. A publicação está disponível no site www.institutovotorantim.org.br/democratizacaocultural.
Os projetos recebidos serão avaliados por uma comissão técnica independente, formada por especialistas da área cultural, que avaliará a adequação do projeto ao foco da democratização cultural, de acordo com os cerca de 20 critérios apresentados aos proponentes no regulamento da seleção. A decisão final fica a cargo do Comitê e do Conselho do Instituto Votorantim, que examinarão os projetos pré-selecionados pelos especialistas. Os projetos poderão ter qualquer duração, desde que as fases patrocinadas sejam realizadas entre janeiro e dezembro de 2009.
Serviço
O quê: 3ª seleção pública do Programa de Democratização Cultural Votorantim
Quando: até 8 de agosto de 2008
Onde: www.institutovotorantim.org.br/democratizacaocultural
(Diário Popular, 29/07/2008)