Editorial - Novo site amplia desafios para o Ambiente JÁ
mídia e sustentabilidade
imprensa e meio ambiente
2008-07-29
Em 2008 estamos completando nove anos de trabalho. Neste tempo passamos de um serviço de clipping para uma mídia totalmente adaptada ao meio web. Somos hoje uma plataforma para busca, organização e análise de informações sobre temas ambientais, e simultaneamente uma rede de comunicadores atuando de forma autônoma e coordenada. Crescemos, amadurecemos, melhoramos aquilo que fazemos com muita luta, principalmente pela escassez permanente de recursos e apoio.
Assim seguimos, às vezes por teimosia, às vezes por sorte, mas sempre com o coração em busca de um sonho. Queremos ser uma referência para pesquisas sobre questões ambientais no Brasil.
Para entender o tamanho do desafio, pelo menos dois fenômenos são importantes: o aumento do volume de informações disponível e a crescente importância dos temas ambientais. Temos em nosso banco de dados quase 130 mil artigos, e o arquivo tem crescido exponencialmente. Apesar do número, não chegamos nem perto do total produzido em todos os cantos do país. Sabemos que há muita informação interessante fora dos grandes veículos de imprensa. Mas por questões práticas de estrutura escolhemos acompanhar apenas aqueles de maior repercussão.
O segundo parâmetro está na raiz do primeiro, mas é independente ao mesmo tempo. É inútil tentar explicar aqui como a importância do meio ambiente se relaciona com o excesso de informação. Esse excesso contribui para a conscientização ou para a alienação? O fato é que na medida que o fluxo da mídia aumenta, torna-se cada vez mais importante filtrar e organizar a informação com a finalidade de facilitar a análise e o acompanhamento de questões que são por natureza complexas.
Exemplos não faltam. Da demarcação de terras indígenas, às inúmeras perspectivas da mudança climática. Nenhum assunto, assim como suas interações ambientais, sociais, políticas e econômicas, escapa daquilo que chamamos "desestruturação informacional". A falta de um mecanismo, uma instituição ou autoridade capaz de separar o fato da especulação, o relevante do irrelevante, a crítica da leviandade.
Aceitamos o desconforto de olhar essas questões sob o maior número de pontos de vista possíveis, com o intuito de aprender com esse exercício. Cientes de que não conseguiremos sozinhos, lançamos nosso novo site. Como um marco. Uma chamada para os desafios que se apresentam.
Primeiro, o desafio da sobrevivência, pois para continuar precisaremos manter e ampliar o grupo de trabalho, ao mesmo tempo em que precisamos melhorar nosso sistema de dados. Em seguida o desafio da independência, pois sem ela será difícil continuar, já que sem liberdade de opinião perde-se, não só boa parte da motivação, mas compromete-se a imagem necessária para sermos referência. Por fim o desafio da transparência, que é o pilar de uma relação de confiança com nossos maiores patrimônios: nosso público e nossas fontes. Nossa aposta é portanto no diálogo, na cooperação, na interação com todos os que se dispuserem a trilhar conosco esse caminho.
Saudações da Equipe Ambiente JÁ