O governador Wellington Dias assinou na manhã desta segunda-feira (28) com os diretores da Suzano Papel e Celulose um protocolo de intenções para a instalação de uma fábrica da empresa no Piauí. A nova unidade da Suzano será construída na região de Nazária. Os investimentos iniciais que serão feitos pela empresa no estado são estimados em US$ 1,8 bilhão e a produção prevista é de 1,3 milhão de toneladas de papel. A previsão é que sejam gerados 3.500 empregos diretos e 16 mil indiretos.
O Governo do Estado considera o investimento como um dos maiores da história. A Suzano Papel e Celulose é a maior produtora mundial de celulose de eucalipto certificada pelo Conselho de Manejo Florestal e a maior empresa em faturamento do setor de papel de celulose no Brasil. A nova linha de produção no Piauí tem previsão para entrar em operação em 2014.
O diretor executivo da Suzano, Rogério Zanviani, disse que a empresa duplicará em sete anos o que foi construído em 85 anos. Falou também que os produtos produzidos no Piauí serão destinados para exportação. “O que será motivo de muito orgulho para todo Estado. É gratificante para todos nós estarmos aqui hoje fazendo esse marco em nossa historia”, afirmou.
O governador Wellington Dias (PT), durante seu discurso, aproveitou para anunciar que o Piauí vai brigar por outra fábrica da Suzano que será instalada no Nordeste. “Eu sempre afirmo que nada explica a pobreza em um ligar como o Piauí”, declarou o governador.
O secretário estadual do meio-ambiente, Dalton Macambira, informou que a Semar vai analisar o estudo ambiental que a empresa vai apresentar. “Para que ela receba a aliança deverá conter as medidas que vão minimizar os impactos negativos no meio anbiente”, explicou Macambira.
Segundo informou Ricardo Zanviani, o Piauí responderá por 25% da produção de papel do Brasil.
Além do governador, participam da solenidade no Palácio Karnak - sede do governo estadual - a diretoria da Suzano, o presidente da Assembléia Legislativa, Themístocles Filho, o vice-governador Wilson Martins, o candidato a prefeito pelo PT, Nazareno Fonteles, além de deputados estaduais e secretários do governo.
(Portal Acesse Piauí,
FGV, 28/07/2008)