No Estado foram resgatados cerca de 170, entre vivos e mortos
Nos últimos dias, dezenas de Pingüins foram encontrados no litoral brasileiro. Aqueles que sobrevivem estão sendo encaminhados de avião para o Centro de Reabilitação de Animais Marinhos (Ceram), em Imbé, litoral norte do Rio Grande do Sul. O centro já recebeu animais de Santa Catarina, Rio de Janeiro e de estados do nordeste do Brasil, devido a falta de locais para reabilitação de aves nesses locais, de acordo com o veterinário Marcelo Alieve.
No Rio Grande do Sul foram resgatados cerca de 170, entre vivos e mortos. Nove foram encontrados em Sergipe, quase 200 no Rio de Janeiro e pelo menos 250 na Bahia. Segundo o oceanólogo do Ceclimar, Luis Alberto Pedroso, é comum os animais aparecerem em toda a extensão do país nesta época do ano devido a força de algumas correntes marítimas, que empurram os Pingüins para o Brasil.
Os animais que chegam às praias brasileiras são normalmente jovens e já doentes ou estressados pelo longo deslocamento. Doze Pingüins estão em reabilitação no Ceram. Após o tratamento, eles serão liberados.
(Zero Hora, 28/07/2008)