É preocupante o crescimento das plantações de pinus na Ilha de Santa Catarina e por esse motivo o deputado Padre Pedro Baldissera (PT) fez um alerta , na última quarta-feira (23/07) da tribuna da Assembléia Legislativa do Estado (Alesc). Segundo ele, esta espécie de conífera causa danos profundos à terra e inibe a reprodução de inúmeras espécies de animais por causa da resina que libera. O parlamentar quer limitar a área de plantio e está propondo uma emenda nesse sentido ao projeto do Código Ambiental de Santa Catarina, “para acabar com esta praga que destrói todo um ecossistema”.
O anteprojeto do Código foi elaborado por um grupo de trabalho coordenado pela Fundação do Meio Ambiente (Fatma) e secretarias do Desenvolvimento Econômico Sustentável e da Agricultura. Foi recebido pelo governador Luiz Henrique da Silveira (PMDB) em março. Informa o líder do Governo na Assembléia Legislativa, deputado Herneus de Nadal (PMDB), que o projeto de lei que trata do novo Código estadual deve chegar à Assembléia Legislativa até o início de agosto.
Para o deputado Ivan Naatz (PV), não é só a Ilha que sofre com os reflorestamentos de pinus, mas todo o estado. No Oeste, há vastas extensões com o plantio da árvore. “Com isso, vemos as pastagens em formação sendo consumidas e devastadas pela ocupação desordenada desse reflorestamento. Aguardamos com ansiedade a chegada do projeto ao Legislativo”, comentou Naatz.
(Por Verlaine Silveira, AL-SC, 23/07/2008)