Parceria é a palavra que sintetiza algumas atuações entre o Núcleo de Ecojornalistas do RS e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Porto Alegre. O apoio na promoção e divulgação de eventos foi reforçado na última sexta-feira, 25, durante audiência da nova Diretoria Nej-RS com o secretário da Smam, Miguel Wedy. “Ao apresentarmos os diversos trabalhos e projetos do Núcleo, buscamos uma aproximação com a Smam”, destacou a coordenadora Ilza Giradi, que esteve acompanhada do diretor de Comunicação, Reges Schwaab, do diretor de Relações Institucionais, Ulisses Almeida Nenê, e da secretária Adriane Bertoglio Rodrigues.
Durante a audiência, Wedy antecipou que a Secretaria está planejando a realização do Fórum de Gestão Sustentável, tornando-o, no ano que vem, internacional. “Sem comunicação, não tem gestão”, afirmou, ao citar a importância da EcoAgência na divulgação desse e de outros eventos. “Nosso diferencial é a cobertura especializada”, ressaltou Ulisses.
O secretário também citou a possibilidade de fortalecimento do Núcleo, através de projetos a serem encaminhados por ONGs ao Fundo Municipal do Meio Ambiente. “Estamos montando uma equipe que vai estruturar o Fundo e, quem sabe, aumentar o repasse, que hoje é de 20% sobre as compensações ambientais”, observa, ao afirmar que “à medida que avança, o Fundo aumenta com estrutura própria”, prevê.
Ao apresentar a nova diretoria, os integrantes do Núcleo de Ecojornalistas explanaram sobre as atividades desenvolvidas e pretendidas, como a retomada dos debates nas chamadas Terças Ecológicas, os cursos de formação e de educação ambiental e o programa de rádio Sintonia da Terra, que vai ao ar através da Rádio da Ufrgs e que, com a remodelagem do site da EcoAgência, cujo lançamento está previsto para setembro, estará disponível no novo portal. Às iniciativas, o secretário enfatizou a importância desse trabalho para a conscientização e a educação ambiental. Os diretores do Nej-RS deixaram com o secretário Wedy uma cópia de um projeto de comunicação ambiental, protocolado junto à Secretaria.
(Por Adriane Bertoglio Rodrigues, EcoAgência, 27/07/2008)