Entre 12 mil e 15 mil domicílios serão visitados por agentes da prefeitura
Desta segunda até sexta-feira, entre 12 mil e 15 mil domicílios de Porto Alegre serão visitados em busca do mosquito transmissor da dengue. Para a realização do Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti (Liraa), comunidades de todos os bairros da Capital deverão abrir suas portas aos agentes da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).
A pesquisa será feita, pela manhã e à tarde, por profissionais identificados da Vigilância em Saúde. A meta da prefeitura é verificar, nas áreas analisadas, todos os locais com água parada, como caixas d'água, calhas, piscinas e vasos de flores. É em ambientes deste tipo que a fêmea do mosquito deposita seus ovos e ocorre o desenvolvimento da larva.
Por meio de amostragem, conforme definido pelo Ministério da Saúde, serão identificadas as larvas do Aedes aegypti e medido o Índice de Infestação Predial (IIP), que expressa percentualmente o número de imóveis com a presença de larvas do mosquito em relação ao total de inspecionados. Conforme os números, serão norteadas as medidas e ações de combate ao mosquito.
As medidas devem enfocar locais onde houver maior índice de infestação, e as ações incluem tanto o controle mecânico quanto o químico. O prazo para a realização do levantamento pode ser aumentado, em caso de chuva. Em caso de dúvidas, o telefone de contato é o 156.
(Zero Hora, 27/07/2008)