A Petrobras iniciará no primeiro trimestre de 2009 um teste de longa duração para produção de 20 a 30 mil barris por dia no megacampo de Tupi, localizado na área pré-sal da Bacia de Santos.
O presidente da companhia, José Sérgio Gabrielli, afirmou na sexta-feira(25/07), em entrevista no Rio de Janeiro, que o teste de longa duração dará à empresa informações fundamentais para que seja definido o desenho do sistema de produção futura de Tupi.
Está previsto ainda um teste piloto, em 2010, para produção de 100 mil barris. “Quanto às plataformas que vamos ter e o pico de produção em Tupi, [isso] depende das informações que vamos ter dos resultados do teste de longa duração e do teste do sistema piloto de produção”, disse Gabrielli.
Ele confirmou a estimativa feita por um técnico da estatal, segundo o qual, se a empresa tiver entre dez a 11 plataformas, cada uma com 100 mil barris, isso resultaria na produção de 1,1 milhão de barris/dia em Tupi. O presidente da Petrobras acrescentou ainda que. em hipótese, pode ser isso. "Se for 15 (plataformas), vai ser 1,5 milhão (de barris diários). Se for nove, vai ser 900 mil [barris].”
A estimativa preliminar da Petrobrás é que o campo de Tupi tenha, ao todo, reservas que variam de cinco bilhões a oito bilhões de barris de petróleo e gás.
(Por Alana Gandra, Agência Brasil, 25/07/2008)