O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) vai emprestar R$ 18 milhões para ampliação da Estação de Tratamento de Esgoto Toque-Toque, em Niterói, região metropolitana do Rio de Janeiro.
O projeto, que integra o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), prevê a implantação de 33 mil metros de rede coletora, além do reflorestamento das matas ciliares nos mananciais do Sistema Imunana, responsável pelo abastecimento de água tratada a cerca de 1,5 milhão de habitantes da região.
De acordo com a assessoria de imprensa do BNDES, o projeto é importante porque vai viabilizar a implementação e a expansão da capacidade produtiva de empresas situadas no local. É nesta região que será implantado o Pólo Petroquímico da Petrobrás, o Comperj, com investimento previsto de aproximadamente R$ 5 bilhões.
Além disso, o reflorestamento previsto servirá para impedir o assoreamento do rio Macacu, principal manancial do sistema, cujo volume de água, nos meses de estiagem, compromete o abastecimento público.
Pelo projeto, está previsto o plantio de 2,5 milhões de mudas silvestres. Além disso, será implantado um viveiro florestal, com capacidade de produção de cerca de 800 mil mudas anuais.
(Por Thais Leitão, Agência Brasil, 26/07/2008)