Os caminhões terão de respeitar as regras do rodízio municipal de veículos --que concilia o dia da semana com o final da placa-- a partir da próxima segunda-feira (28/07), em São Paulo. Segundo a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), esses veículos ficarão impedidos de circular, por um dia da semana, das 7h às 10h e das 17h às 20h, em vias como as marginais Tietê e Pinheiros e a avenida dos Bandeirantes.
Dessa forma, os caminhoneiros que têm veículos com placa final um e dois, por exemplo, não poderão trafegar no horário do rodízio às segundas-feiras. A expectativa da prefeitura é retirar 20% dos cerca de 126 mil caminhões por dia nesses locais nos horários de pico.
Os motoristas de caminhão atualmente já têm que cumprir a restrição para os veículos, mas somente na área interna do centro expandido --diferentemente dos carros, que também têm de obedecer à restrição nas vias que delimitam essa área, como as marginais e a avenida dos Bandeirantes. Desde o dia 30 de junho, os caminhões estão proibidos de trafegar na chamada ZMCR (Zona Máxima de Restrição de Circulação) -- área de 100 km quadrados interna ao centro expandido-- das 5h às 21h, de segunda a sexta-feira, e das 10h às 14h aos sábados.
Com o rodízio, os caminhões ficarão proibidos de circular, em um dia da semana, nas seguintes vias: marginais Tietê e Pinheiros; avenidas Afonso D'Escragnole Taunay, Bandeirantes, Presidente Tancredo Neves, Professor Luís Ignácio de Anhaia Melo e Salim Farah Maluf; complexo viário Maria Maluf; rua das Juntas Provisórias e viaduto Grande São Paulo.
A restrição, porém, não se aplica a alguns tipos de caminhões, como os do Corpo de Bombeiros, guinchos, de produtos alimentares perecíveis, serviços públicos essenciais, correios e coleta de lixo.
(Folha online, 25/07/2008)