Depois que o ministro Carlos Minc (Meio Ambiente) fazer exigências "brutais" para liberar a licenciamento ambiental da usinar nuclear Angra 3, o ministro Edison Lobão (Minas e Energia) disse nesta sexta-feira (25/07) que a Eletronuclear --responsável pelo projeto da usina-- está fazendo um "esforço bestial" para conseguir adequar o projeto.
Lobão comentou que a exigência de tratamento do lixo nuclear não impede o início da construção. Segundo ele, a questão do lixo é muito importante, mas terá que ser resolvida "a seu tempo".
"São exigências numerosas. Algumas fundamentais, outras não. Parte delas poderão ser resolvidas no curso das obras", explicou Lobão após cerimônia de assinatura de contratos para obras de reforma e restauração do Theatro Municipal do Rio.
O ministro garantiu que serão tomados os cuidados necessários para tratamento do lixo nuclear de Angra 3. Ele disse que o Brasil usará a melhor tecnologia empreendida no mundo e citou o exemplo francês, que desenvolve projeto para o reaproveitamento o lixo nuclear.
"Um dos que mais utilizam energia nuclear é a Coréia [do Sul]. E eles entulham o lixo numa prateleira sem cuidados absolutos", disparou.
(Por Cirilo Junior, Folha online, 25/09/2008)