Ponta da Praia, a única praia de Santos que se mantinha imprópria para banho, foi liberada no mais recente boletim da Cetesb (Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental). A condição de balneabilidade de Santos melhorou com o passar de julho. Há duas semanas, a Cetesb constatou que não estavam em boas condições as águas de Aparecida e Ponta da Praia. Semana passada, Aparecida foi considerada própria para banho.
Com a liberação de Ponta da Praia, o litoral santista está próprio para banho nos pontos onde a Cetesb tem postos de medição: Ponta da Praia, Aparecida, Embaré, Boqueirão, Gonzaga e José Menino.
Na lista das praias impróprias estão Perequê, no Guarujá, Itaguá, em Ubatuba, e Milionários e Gonzaguinha, ambas em São Vicente.
No Rio, em sete praias com boas condições o banho de mar não é recomendado por até 24 horas após as chuvas. São elas: Arpoador, Copacabana, Grumari, Ipanema, Leblon, Leme e São Conrado. A única sem restrições é a praia Vermelha.
A má notícia está na não-recomendação de banho na praia da Barra, o que não acontecia na semana passada. Também estão impróprias as praias de Flamengo, Botafogo e Urca.
(Folha de S. Paulo, 25/07/2008)