Proposta foi discutida com autoridades e entidades do setor
A Secretaria do Planejamento e Gestão propôs nesta quarta-feira a criação de um grupo de trabalho para formular um plano para a agropecuária do Estado. A proposta foi discutida com autoridades e entidades ligadas ao setor.
O encontro articulado pela diretora do Departamento de Planejamento Estratégico, Rejane Alievi, teve como principais objetivos a projeção e o planejamento da agropecuária e o alerta para o trabalho com as oportunidades do agronegócio, no curto e longo prazo.
A secretária Ana Maria Severo destacou a importância de pensar imediatamente propostas que já integrem o orçamento para 2009.
Segundo o governo do Estado, os participantes concluíram que o ajuste fiscal promovido pelo governo é o fator mais importante para impulsionar o crescimento e os avanços em investimentos e incentivos na agropecuária.
Esta seria uma forma de igualar forças com outros Estados que fomentam mais o setor porque fizeram seus ajustes há mais tempo.
O secretário da Agricultura, João Carlos Machado, lembrou que a prioridade inicial do trabalho foi fortalecer e modernizar a secretaria, buscando a reestruturação do quadro de pessoal, a defesa da sanidade animal e a retomada o foco do Estado como grande exportador.
Estavam presentes o secretário da Ciência e Tecnologia, Paulo Maciel, os presidentes da undação de Economia e Estatística (FEE), Adelar Fochezzatto, da Associação Riograndense de Empreendimentos de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), Mario Augusto Nascimento, e da Fundação Estadual de Pesquisa Agropecuária (Fepagro), Benami Bacaltchuk, além do diretor da Assessoria Técnica da Secretaria do Planejamento e Gestão (Seplag), Júlio Brunet e técnicos do planejamento estadual.
Também foi convidado para a discussão sobre o setor agropecuário do Rio Grande do Sul o veterinário e produtor pecuarista Rafael Saadi. O grupo de trabalho será integrado por Adelar Fochezzatto, André Contri, Maria Benetti, Rejane Maria Alievi, Julio Brunet, Alberto Nogueira e Rubens Soares de Lima.
(Zero Hora, 24/07/2008)