O deputado estadual Miriquinho Batista, primeiro secretário da Assembléia Legislativa do Pará (Alepa), manifestou contrariedade com as afirmações acerca da internacionalização dos recursos amazônicos durante a disputa presidencial nos Estados Unidos. A inquietação do parlamentar veio das declarações do então senador americano Barack Obama, ao afirmar que “a Amazônia é recurso global”, defendendo, inclusive, a hipótese de intervenção internacional. O deputado Batista propôs a criação de uma Frente Parlamentar em defesa da Amazônia brasileira, para se contrapor a este posicionamento.
“A responsabilidade brasileira é colossal e, pelo que prova a história, nenhuma nação no planeta tem autoridade suficiente para tratar dos assuntos amazônicos”, afirma o deputado, parafraseando o Presidente Lula. Na argumentação do parlamentar, enquanto o pensamento dos países “desenvolvidos” está apenas na questão ambiental, o Brasil tem que se preocupar simultaneamente com a preservação de sua natureza e o desenvolvimento social.
Batista solicitou ainda um posicionamento do parlamento paraense diante dessas questões e propôs a criação de uma Frente Parlamentar em defesa da Amazônia brasileira. Este instrumento deve se somar aos já existentes em âmbito nacional, na Câmara dos Deputados, e em âmbito regional, no que tange ao Fórum de Parlamentos Amazônicos, debatendo, propondo e agindo em prol da soberania brasileira na Amazônia. “O Pará deve constituir, portanto, uma verdadeira vanguarda no que concerne aos debates e ações do Estado brasileiro na Amazônia”, conclui o deputado.
(Ascom AL-PA, 24/06/2008)