A publicação Diagnóstico Ambiental de Porto Alegre, lançado pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Smam) em abril deste ano, pela Editora Pallotti, recebeu o prêmio na categoria livros didáticos e técnicos, durante o evento 4º Prêmio Gaúcho de Excelência Gráfica, promovido pela Associação Brasileira da Indústria Gráfica (Abigraf/RS).
O estudo foi realizado em 2004 e estava disponível apenas on-line. Este ano, foi atualizado e ampliado e disponibilizado através de publicação com linguagem acessível, em 88 páginas, papel couchê fosco, contendo um conjunto de mapas e fotos aéreas de várias regiões, mostrando as diferentes feições de ocupação, relevo e vegetação do município. O livro é acompanhado de um CD e está à venda na biblioteca da Smam ao preço de R$ 75. O valor deve ser recolhido através de Documento de Arrecadação Municipal (DAM), a ser pago na rede bancária.
As informações foram organizadas por professores e pesquisadores da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs). A coordenação geral dos estudos e da publicação é do professor Heinrich Hasenack, do Laboratório de Geoprocessamento do Centro de Ecologia da Ufrgs. O Dianóstico Ambiental integra o Programa de Desenvolvimento Municipal, um dos 21 estratégicos do modelo de gestão, e tem o objetivo de fortalecer as questões do meio ambiente, habilitando a Smam a desempenhar as funções decorrentes da municipalização dos serviços de licenciamento e controles ambientais em Porto Alegre.
(Prefeitura de Porto Alegre, 24/07/2008)