A Vale assinou, na última terça-feira, com a Suzano Papel e Celulose um memorando de entendimentos que estabelece as condições para parcerias no Pará e no Maranhão, visando à implantação, pela Suzano, de uma unidade de produção de celulose na região. O empreendimento promoverá o desenvolvimento socioeconômico dos dois Estados.
Com a cooperação, a mineradora reforçará o Programa Vale Florestar. O programa, que já está em andamento no Sudeste do Pará, é uma iniciativa da Vale para proteção e recuperação de florestas nativas em conjunto com o plantio de espécies industriais numa área total de 300 mil hectares. O objetivo do Vale Florestar é promover o reordenamento territorial, visando ao desenvolvimento auto-sustentável da região. O memorando de entendimentos estabelece as condições para a Vale fornecer madeira de reflorestamento para a Suzano, que irá utilizá-la na fábrica de celulose no Maranhão.
As propriedades rurais da Vale, incluindo áreas de preservação e parte das florestas de eucalipto localizadas no sudoeste do Maranhão, serão vendidas à Suzano. Esses ativos florestais serão usados na formação da base florestal da unidade de produção de celulose.
(Diário do Pará,
Amazonia.org.br, 24/07/2008)