Tipo de trabalho: Tese de Doutorado
Instituição: Progrma de Pós-graduação em Engenharia de Produção da Universidade Federal de Santa Catarina (PPGEI/UFSC)
Ano: 2003
Autor: Hugo Roger Stamm
Resumo: Tendo em vista o advento do desenvolvimento sustentável, é necessário que o crescimento industrial considere o meio ambiente como uma variável suporte para a manutenção das gerações futuras. Uma das ferramentas que visam assegurar o desenvolvimento sustentável é a Avaliação de Impacto Ambiental (AIA).
O objetivo deste trabalho é o de propor um método de AIA para projetos de grande porte. Neste trabalho, representado por uma usina termelétrica a carvão. O método proposto utiliza a técnica de cenários em conjunto com a teoria das matrizes de Leopold. A técnica de cenários permite simular vários locais para estabelecimento do projeto e suas diversas fases de implantação. A teoria das matrizes de Leopold relaciona as ações propostas para a efetivação do projeto com os fatores ambientais impactados por cada uma delas. Considera os
impactos ambientais nos meios: físico, biótico e antrópico. Quantifica todos estes impactos e finalmente hierarquiza-os. Os impactos ambientais decorrentes do empreendimento são apresentados em tabelas conforme seus diferentes cenários.
O resultado obtido dá uma visão geral dos meios mais impactados e das ações mais impactantes, permitindo ao empreendedor avaliar a inclusão de sistemas ou equipamentos de controle da poluição no seu projeto ou priorizar atividades de mitigação, controle e monitoramento ambiental. Ajuda o órgão licenciador e fiscalizador no sentido de apresentar quais os meios mais impactados, as ações propostas mais impactantes e os fatores ambientais mais críticos durante a implementação e operação de um dado empreendimento.