Mesmo com estação chuvosa chegando, o alerta contra o desperdício permanece
As previsões mais animadoras para quem estava preocupado com a estiagem diziam que choveria ainda na noite de ontem (22) no Norte do Estado. A chegada de uma anunciada frente fria e chuvosa era esperada com ansiedade para amenizar a estiagem de aproximadamente 40 dias em Jaraguá do Sul e região. Os leitos dos rios já estavam baixos e o Sistema Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) se preparava para restrições no abastecimento nas regiões mais altas.
Segundo o assessor de gestão ambiental do Samae, Leocádio Neves e Silva, aproximadamente 90% da população de Jaraguá é abastecida pela água do rio Itapocu. Para esses consumidores não haveria problema, já que o nível do rio baixa até certo limite e depois se estabiliza. Só em um caso extremo para o Itapocu secar.
A ameaça de falta de água atingia mesmo os moradores das áreas mais altas da cidade, que são abastecidos por sistemas independentes que retiram água das nascentes dos morros e pequenos córregos. Leocádio cita como pontos mais sensíveis o morro da Boa Vista, a região do parque aquático Krause e do Águas Claras, ambos na Ilha da Figueira, e os bairros Barra do Rio Molha e Santa Luzia.
A quantidade normal de água que chega para tratamento na estação Krause é de 12 litros por segundo. Com a estiagem, a vazão tinha diminuído mais de 40%, com o tratamento médio de sete litros por segundo.
As marcas mais visíveis da escassez estão no local de captação, no pequeno córrego que desce do morro das Antenas. Segundo o operador da estação, Alceu Pereira, a água transborda a mureta de contenção, que tem aproximadamente um metro e meio de altura. Nesta semana, a marca não chegava a 20 centímetros.
A estação Krause costuma abastecer a parte do bairro Ilha da Figueira que vai até a rua Arthur Witthoft, mas até ontem estava restrita às casas que estão entre as ruas João Sanson e Antônio Bernardo Schimidt. "Tivemos que fechar algumas válvulas, porque não estávamos dando conta", disse Alceu, esperando a chuva.
(A Notícia, 23/07/2008)