Sete pessoas da mesma família viajam em caiaques para registrar cenário
Pelo menos 15 cidades que margeiam o Rio Uruguai receberão um completo registro fotográfico sobre a fauna e a flora de uma das maiores bacias hidrográficas do Estado.
Os integrantes da expedição fotográfica Deixa o Rio Me Levar estão coletando imagens do Rio Uruguai e de tudo que o cerca com um único objetivo: ajudar quem vive às suas margens a conhecer boa parte dos 2.046 quilômetros de seu leito.
De Santa Catarina, o grupo de sete pessoas terminou ontem a segunda etapa do projeto, que começou em Derrubadas (RS), no dia 4 de julho, e se encerrou em Uruguaiana. Com dois caiaques e dois carros, os aventureiros alternavam uma equipe em terra - de apoio - e outra na água. Todos os integrantes são da mesma família - o casal Carlos e Jandira, com os três filhos, um sobrinho e a nora - , acostumados a esportes radicais como escaladas, trilhas e surfe.
- Escolhemos o Uruguai por sua importância histórica, por sua extensão, pela presença marcante dele na vida das pessoas - explica a fotógrafa Juliana Falchetti, 26 anos.
Em algumas cidades, as peripécias rio abaixo foram contadas em palestras, acompanhadas da exposição de fotos da primeira etapa. Mais de 900 crianças ouviram os relatos.
- Mostrávamos nossa rotina e o que tínhamos visto até então. Frisamos bastante a importância de não jogar lixo, de preservar. Com a nossa aventura e as nossas ações, tentamos passar bons exemplos de preservação ambiental às crianças - diz Juliana.
A terceira e última etapa do projeto está marcada para janeiro de 2009. Os caiaques cairão na água novamente, desta vez tendo como destino final a foz do Rio Uruguai.
Caso consigam patrocínio, um livro com as imagens será impresso.
(Por Marina Lopes, Zero Hora, 24/07/2008)