Uma operação do Centro Integrado de Defesa do Consumidor, juntamente com o Ministério da Agricultura (Mapa) e a Brigada Militar, apreendeu mais de 20 mil litros de leite que seriam entregues ontem à Cooperativa dos Produtores de Leite de Eugênio de Castro (Cooplec), na região das Missões.
Durante a análise do produto, foi constatada a presença de água, álcool e bicarbonato de sódio misturados ao leite. De acordo com estimativa do Mapa, a cada 10 mil litros de leite eram acrescidos 600 litros de água. Segundo o fiscal do Ministério da Agricultura, Paulino Luiz de Abreu, o álcool era utilizado para camuflar a presença da água e o bicarbonato de sódio para estabilizar a acidez.
Para o promotor de Justiça Rossano Biazus, um distribuidor de leite de Ajuricaba que entrega o produto na Cooplec é o responsável pela fraude. O distribuidor do Município efetuava a entrega de leite nas cidades de Panambi e Guaporé. Somente a Cooplec, distribuía cerca de 50 mil litros de leite por semana.
Foram presos o motorista do caminhão tanque, que transportava a carga no momento da ação, e um auxiliar. A BM também cumpriu mandado de busca e apreensão na casa do distribuidor, em Ajuricaba. Rossano Biazus disse que, diante da comprovação da adulteração do leite, o responsável irá responder a processos criminal e cível. A Cooplec, que revendia o leite para uma usina do Paraná, também responderá ação na área cível, por falta de atenção e cuidado na aquisição do produto.
(Por Rafaela Melz, Agência de Notícias MP-RS, 23/07/2008)