O presidente da Câmara Municipal de Porto Alegre, vereador Sebastião Melo (PMDB), foi recebido na tarde desta quarta-feira (23/07) pelo prefeito José Fogaça. Melo estava acompanhado pelo urbanista catalão Jordi Borja, responsável pela revitalização da cidade espanhola de Barcelona, e pelo professor João Carlos Brum Torres, coordenador do fórum de debates "Porto Alegre, Uma Visão de Futuro" que se encerrou na terça-feira (22/07).
Durante a audiência, Borja falou da importância de fazer um planejamento racional das cidades. “Muitas vezes temos preocupações com o imediato e esquecemos de pensar no futuro. Por isso, é preciso planejar constantemente”, afirmou. Melo reiterou a importância da criação de um instituto com representantes do poder público, das universidades, de associações comunitárias e da iniciativa privada. “É preciso pensar a Capital para as próximas gerações e todo o conhecimento acumulado, independentemente de onde venha, deve ser somado às experiências exitosas já existentes”, afirmou.
Fogaça agradeceu a visita de Borja e lembrou que as diversas instâncias de poder existentes na prefeitura estão comprometidas com o planejamento da cidade, principalmente através da participação popular. “Mesclar os conteúdos das experiências de governo com os estudos de entidades privadas e das próprias universidades enriquece o debate e viabiliza soluções que muitas não conseguidas de forma isolada”, disse o prefeito.
Brum Torres defendeu a necessidade de discutir o modelo de instituição a ser criado a partir das conclusões do Porto Alegre, Uma Visão de Futuro. O fórum também foi tema de reunião nesta manhã no Salão Nobra da Presidência da Câmara. “O assunto é complexo. É preciso encontrar um modelo que responda às expectativas criadas a partir dos debates que terminaram ontem para definir competências e atribuições e até a questão do financiamento deste órgão”, advertiu Brum Torres.
(Por Gilberto Jasper, Ascom CMPA, 23/07/2008)